Páginas

domingo, 31 de março de 2013

Pérolas do ENEM (Para rir ou chorar?)

Pérolas do ENEM (Para rir ou chorar?)

Estava em casa por esses dias navegando pela internet (como Colombo pelo Atlântico) e num desses sites de notícias diárias esquizofrênicas (aquelas nas quais as notícias vão rolando de uma maneira absurdamente rápida) deparei-me com duas pérolas.
A primeira “manchete-pérola” dizia “Redação com hino do Palmeiras tira nota 500 no Enem 2012”. Confiram um trecho da dita cuja abaixo: 



A segunda “manchete-pérola” dizia: “Candidato escreve receita de miojo na redação do Enem e tira nota 560”. Confiram novamente abaixo:

 

Quando li essas notícias, não sabia se ria ou chorava. Pensei comigo mesmo: na primeira redação, se o candidato escrevesse o hino do meu glorioso Corinthians talvez ele tirasse 1000, mas como foi o hino do Palmeiras... Na segunda redação, o candidato cometeu um erro gravíssimo... Esqueceu-se de colocar o saquinho do tempero do miojo na receita e talvez por esse motivo tirou só 560.
Mas falando sério. Até quando nós educadores perpetuaremos e apoiaremos um sistema de ingresso ao ensino superior através de um mecanismo que já nasceu obsoleto e esdrúxulo como esse? Como ficam os corações e as mentes de milhares de jovens que se prepararam durante anos ao verem redações como essas com pontuações significativas?
Meus caros leitores o pior ver agora. O MEC declarou que ambas as redações não “fugiram do tema proposto” e assim não foram demasiadamente penalizadas, declarações essas contrárias aos próprios redatores que escreveram via redes sociais que esperavam a anulação de tais redações por essas brincadeiras e ainda tiraram chacota dos estudantes que se prepararam com afoito para o ENEM do ano passado. É mole...


Nenhum comentário:

Postar um comentário