Finalizando
a análise da prática em sala de aula da Pedagogia de Projetos vamos aos últimos
passos.
Terceiro passo: Após
a divisão dos grupos, escolha dos projetos de pesquisa pelos alunos e entrega
dos relatórios de pesquisa elaborados pelo professor, é hora da divisão das
apresentações de cada grupo.
Nesse
momento o professor deve destinar as seis últimas aulas do mês ou bimestre (de
acordo com seu número de aulas) para a finalização dos projetos de pesquisa
através de apresentações em forma de vídeos, músicas, teatros, danças,
seminários, entre outros, realizadas pelos alunos.
Quarto passo:
Após a divisão das apresentações de cada grupo o professor deve destinar em
média 4 (quatro) aulas de pesquisa para os alunos/grupos que deverão ser
realizadas na biblioteca e na informática. Se a escola não possuir uma
infra-estrutura adequada ou que permita esse tipo de pesquisa o professor
poderá selecionar em casa todo o material disponível que auxilie o aluno em sua
jornada como pesquisador. Jornais, revistas, livros, filmes, documentários tudo
é válido como fonte de pesquisa para o aluno.
Quinto passo:
Após as pesquisas realizadas pelos alunos no quarto passo o professor terá
algumas aulas livres entre a pesquisa realizada pelos alunos e as apresentações
dos grupos para finalização dos projetos. Nessas aulas livres o professor que
estiver começando um trabalho como este poderá através do planejamento de
vários jogos, atividades lúdicas ou situações de aprendizagem escolher dois,
três ou quatro projetos e trabalhá-los dentro da especificidade de sua
disciplina. Exemplo rápido: se um grupo escolheu pesquisar a doença AIDS e você
é um professor de Ciências, você poderia exibir um episódio de Walking Dead -
série de terror americana que versa sobre um vírus que assolou o mundo
transformando grande parte da população mundial em zumbis - e pedir para que
cada grupo faça um paralelo das duas doenças descrevendo seus sintomas, suas
prevenções, seus contágios, entre outros.
Por
fim, durante toda nossa reflexão sobre a prática em sala de aula da Pedagogia
de Projetos salientamos que esse tipo de trabalho exige muito estudo e
dedicação por parte do professor e muita coragem, pois vai à contramão da
maioria das práticas docentes utilizadas até então e claro que a complexidade
das idéias envolvidas nesse tipo de metodologia não nos permite escrutiná-las
nesse pequeno espaço destinado e para quaisquer dúvidas dos leitores a
bibliografia sobre o assunto é vasta e acessível. Finalizarei deixando uma
frase do meu mestre educador brasileiro Lauro de Oliveira Lima: “Ora,
educadores de todo o mundo, não estamos vendo que vai ficar assim? por que não
começamos logo?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário