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terça-feira, 6 de novembro de 2012

Solução em Educação nº. 5 (A Pedagogia de Projetos – Parte 5)




Finalizando a análise da prática em sala de aula da Pedagogia de Projetos vamos aos últimos passos.
Terceiro passo: Após a divisão dos grupos, escolha dos projetos de pesquisa pelos alunos e entrega dos relatórios de pesquisa elaborados pelo professor, é hora da divisão das apresentações de cada grupo.
Nesse momento o professor deve destinar as seis últimas aulas do mês ou bimestre (de acordo com seu número de aulas) para a finalização dos projetos de pesquisa através de apresentações em forma de vídeos, músicas, teatros, danças, seminários, entre outros, realizadas pelos alunos.
Quarto passo: Após a divisão das apresentações de cada grupo o professor deve destinar em média 4 (quatro) aulas de pesquisa para os alunos/grupos que deverão ser realizadas na biblioteca e na informática. Se a escola não possuir uma infra-estrutura adequada ou que permita esse tipo de pesquisa o professor poderá selecionar em casa todo o material disponível que auxilie o aluno em sua jornada como pesquisador. Jornais, revistas, livros, filmes, documentários tudo é válido como fonte de pesquisa para o aluno.
Quinto passo: Após as pesquisas realizadas pelos alunos no quarto passo o professor terá algumas aulas livres entre a pesquisa realizada pelos alunos e as apresentações dos grupos para finalização dos projetos. Nessas aulas livres o professor que estiver começando um trabalho como este poderá através do planejamento de vários jogos, atividades lúdicas ou situações de aprendizagem escolher dois, três ou quatro projetos e trabalhá-los dentro da especificidade de sua disciplina. Exemplo rápido: se um grupo escolheu pesquisar a doença AIDS e você é um professor de Ciências, você poderia exibir um episódio de Walking Dead - série de terror americana que versa sobre um vírus que assolou o mundo transformando grande parte da população mundial em zumbis - e pedir para que cada grupo faça um paralelo das duas doenças descrevendo seus sintomas, suas prevenções, seus contágios, entre outros.
Por fim, durante toda nossa reflexão sobre a prática em sala de aula da Pedagogia de Projetos salientamos que esse tipo de trabalho exige muito estudo e dedicação por parte do professor e muita coragem, pois vai à contramão da maioria das práticas docentes utilizadas até então e claro que a complexidade das idéias envolvidas nesse tipo de metodologia não nos permite escrutiná-las nesse pequeno espaço destinado e para quaisquer dúvidas dos leitores a bibliografia sobre o assunto é vasta e acessível. Finalizarei deixando uma frase do meu mestre educador brasileiro Lauro de Oliveira Lima: “Ora, educadores de todo o mundo, não estamos vendo que vai ficar assim? por que não começamos logo?”

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