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terça-feira, 6 de novembro de 2012

Solução em Educação nº. 5 (A Pedagogia de Projetos – Parte 4)



Dando seqüência aos textos anteriores, vamos entender na prática como funciona a Pedagogia de Projetos através do segundo passo.
Segundo passo: Após a escolha dos grupos e sua divisão, é chegada a hora dos alunos definirem os seus projetos que substancialmente será o centro dessa pedagogia. O mais importante nesse momento é que o professor tenha a perspicácia de perceber que grande parte dos grupos ou alunos terá uma enorme dificuldade na escolha dos temas, pois a liberdade na escolha do que se quer pesquisar/conhecer não significa fazer de seu aluno um indivíduo livre, pelo contrário, no primeiro momento ele ficará muito preso.
Para auxiliar o aluno nessa tarefa o professor deve instigar, animar, ajudar e até mesmo indicar vários temas para que os alunos se sintam a vontade na hora da escolha. É importante destacar que o tema/assunto do projeto a ser desenvolvido pelo aluno ou grupo não deve ser necessariamente sobre a disciplina do professor, aliás, a maioria dos temas escolhidos pelos alunos para desenvolverem seus projetos com certeza não serão sobre Revolução Francesa, Iluminismo, Álgebra, Química Orgânica, entre outros. 
Após a escolha dos temas pelos grupos formados no primeiro passo inicia-se o trabalho efetivo de orientação do professor. O essencial nesse momento é que o professor tenha a consciência de que no processo de desenvolvimento dos projetos o seu papel é similar a de um técnico de futebol, ou seja, sua função é analisar, preparar, incentivar, estudar as características do seu “time”, mas nunca jogar por ele, ou seja, a função do professor não é ensinar nada, mas ajudar o aluno na construção de seu aprendizado.
Vamos analisar um exemplo prático. Um grupo escolheu como tema para seu projeto de pesquisa a capoeira. E agora, o que eu faço? A primeira coisa a ser feita pelo professor é estudar sobre a capoeira. Isso mesmo! Quando um aluno ou grupo escolhe seu projeto de pesquisa, o professor deverá entregar na próxima aula um Relatório de Pesquisa contendo um itinerário de pesquisa a ser cumprido pelo aluno ou pelo grupo. Mas o que seria esse Relatório de Pesquisa? Imaginemos que você é um professor de matemática e o projeto a ser desenvolvido cujo tema é capoeira foi escolhido por um grupo de alunos do 6º. ano.
O professor deverá nesse momento (se não souber) escolher um dos conteúdos programáticos em matemática referentes ao 6º. ano de acordo com a necessidade do aluno ou grupo e diluí-lo no tema capoeira através da problematização de situações cotidianas, curiosidades a serem descobertas, entre outros. Se o professor escolher o conteúdo programático da “subtração” deve formular situações juntando todo o universo da capoeira e da subtração e assim preparar o Relatório de Pesquisa. Portanto, o aluno ou grupo aprenderá “subtração” através do desenvolvimento do projeto de pesquisa da capoeira orientado pelo Relatório de Pesquisa que se fundamentará em situações de aprendizagens elaboradas pelo professor.
Na próxima semana iremos analisar o último texto sobre a Pedagogia de Projetos. Até lá...

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