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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Solução em Educação nº. 5 (A Pedagogia de Projetos – Parte 3)


È hora de entendermos na prática como a Pedagogia de Projetos pode ser aplicada por qualquer professor e em qualquer escola - seja ela pública ou privada. No entanto, bastam apenas algumas modificações que deverão ser feitas pelo professor levando-se em consideração a estrutura física da escola e claro muita dedicação e estudo.
Para uma melhor compreensão dividiremos a sua aplicabilidade em passos como uma espécie de manual (tutorial) para facilitar o trabalho daqueles que pretendem utilizá-la ou entendê-la um pouco mais, bem como estarão disponíveis para download todos os documentos necessários citados ao longo dos textos no seguinte endereço eletrônico: http://www.4shared.com/rar/PStnZYgg/Documentos_para_a_Pegagogia_de.html
Assim sendo, vamos ao que nos interessa:
Primeiro passo: A essência da Pedagogia de Projetos é a construção da autonomia de cada aluno. Obviamente que para cada aluno a construção dessa autonomia ocorrerá distintivamente. Como a realidade da maioria dos professores é de salas lotadas ou superlotadas (com média de 30 a 45 alunos), a melhor maneira de iniciar o trabalho com a Pedagogia de Projetos é dividir os alunos em 6 grupos com 6 cores diferentes, sendo fundamental que o professor elabore uma maneira que faça com que os alunos sejam identificados como pertencentes a cada um dos grupos. Uma boa dica é identificar cada grupo com uma bandeira de time de futebol ou um pano (TNT, por exemplo) cobrindo seis carteiras da sala de aula como mostra a figura nº. 1 abaixo:

 Figura nº. 1

O critério de divisão dos grupos deve ser estabelecido em conjunto com a turma. Existem turmas que preferem que o professor divida os grupos, existem turmas que preferem que eles se dividam em grupos e existem turmas que preferem que a divisão seja feita por sorteio. É nítido que o professor deve sempre levar em conta o aprendizado dos alunos, já que muitas vezes eles acabam optando por uma divisão e o professor percebe que ao longo dos meses essa não se mostrou a mais eficaz. Cabe ao professor então, conversar com a turma para estabelecerem um novo critério de divisão dos grupos.
O número de integrantes dos grupos não deve ter limite. Assim, existirão grupos com dois integrantes e outros grupos com oito integrantes. De qualquer maneira, isso não influenciará no ritmo do trabalho que está sendo desenvolvido pelo professor.
Na próxima semana, veremos o segundo passo que versa sobre a escolha do projeto pelos alunos que substancialmente é o centro dessa pedagogia que aqui estamos refletindo como uma das melhores soluções em educação existentes atualmente.

2 comentários:

  1. Tenho certeza que os alunos admiram o grande professor que tem,dedicado e preocupado com a educação.

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    1. Olá Anônimo tudo bem?
      Muito obrigado pelas palavras...

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