È
hora de entendermos na prática como a Pedagogia de Projetos pode ser aplicada
por qualquer professor e em qualquer escola - seja ela pública ou privada. No
entanto, bastam apenas algumas modificações que deverão ser feitas pelo
professor levando-se em consideração a estrutura física da escola e claro muita
dedicação e estudo.
Para
uma melhor compreensão dividiremos a sua aplicabilidade em passos como uma
espécie de manual (tutorial) para facilitar o trabalho daqueles que pretendem
utilizá-la ou entendê-la um pouco mais, bem como estarão disponíveis para
download todos os documentos necessários citados ao longo dos textos no
seguinte endereço eletrônico:
http://www.4shared.com/rar/PStnZYgg/Documentos_para_a_Pegagogia_de.html
Assim
sendo, vamos ao que nos interessa:
Primeiro passo:
A essência da Pedagogia de Projetos é a construção da autonomia de cada aluno.
Obviamente que para cada aluno a construção dessa autonomia ocorrerá
distintivamente. Como a realidade da maioria dos professores é de salas lotadas
ou superlotadas (com média de 30 a 45 alunos), a melhor maneira de iniciar o
trabalho com a Pedagogia de Projetos é dividir os alunos em 6 grupos com 6
cores diferentes, sendo fundamental que o professor elabore uma maneira que
faça com que os alunos sejam identificados como pertencentes a cada um dos
grupos. Uma boa dica é identificar cada grupo com uma bandeira de time de
futebol ou um pano (TNT, por exemplo) cobrindo seis carteiras da sala de aula
como mostra a figura nº. 1 abaixo:
Figura nº. 1
O
critério de divisão dos grupos deve ser estabelecido em conjunto com a turma.
Existem turmas que preferem que o professor divida os grupos, existem turmas
que preferem que eles se dividam em grupos e existem turmas que preferem que a
divisão seja feita por sorteio. É nítido que o professor deve sempre levar em
conta o aprendizado dos alunos, já que muitas vezes eles acabam optando por uma
divisão e o professor percebe que ao longo dos meses essa não se mostrou a mais
eficaz. Cabe ao professor então, conversar com a turma para estabelecerem um
novo critério de divisão dos grupos.
O
número de integrantes dos grupos não deve ter limite. Assim, existirão grupos
com dois integrantes e outros grupos com oito integrantes. De qualquer maneira,
isso não influenciará no ritmo do trabalho que está sendo desenvolvido pelo
professor.
Na
próxima semana, veremos o segundo passo que versa sobre a escolha do projeto
pelos alunos que substancialmente é o centro dessa pedagogia que aqui estamos
refletindo como uma das melhores soluções em educação existentes atualmente.
Tenho certeza que os alunos admiram o grande professor que tem,dedicado e preocupado com a educação.
ResponderExcluirOlá Anônimo tudo bem?
ExcluirMuito obrigado pelas palavras...