Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Solução em Educação nº. 4 (Os clubes e a Sociedade dos Poetas Mortos)




Sociedade dos Poetas Mortos é um filme incrível. Para todos que estão envolvidos diretamente ou indiretamente na área educacional assistir ao filme não é mero exercício de diversão, mas uma obrigação por se tratar de uma obra cinematográfica que versa sobre o ato de educar a partir de um novo paradigma: a formação dos clubes.
Mas o que seria especificamente um clube?
Um clube escolar nada mais é do que um grupo de pessoas que se encontram semanalmente movidos por uma paixão qualquer como o futebol, o teatro, a música, o cinema, a astronomia, a robótica, os jogos de tabuleiro, a poesia, ou qualquer outra coisa.
A formação de um clube escolar é uma das tarefas mais simples, pois qualquer um pode participar (aluno, professor ou funcionário) independentemente de qualquer coisa. Não existe controle de presença, avaliações, mensalidades, número de participantes ou qualquer restrição. As únicas coisas necessárias para a formação de um clube escolar são: um coordenador ou responsável e um local para a realização dos encontros.
Ao coordenador ou responsável pelo clube cabe a função de gerenciar os encontros, estimular a participação de mais pessoas, promover o clube, entre outras atividades corriqueiras. Por exemplo: se o clube escolar formado é sobre violão, compete ao coordenador ou responsável interagir com os membros do clube sobre quais são as formas possíveis de adquirirem esses instrumentos musicais para quem ainda não possui. Destarte, preferencialmente no início, o coordenador/responsável deverá ser um professor ou gestor que posteriormente formará o clube para que se torne uma célula autônoma.
Assim sendo, a premissa do clube não é o ensino verticalizado do coordenador/responsável sobre os participantes do clube, mas o aprendizado a partir do compartilhamento de experiências e vivências de cada membro do clube, ou seja, ninguém está ali para ensinar nada, mas para compartilhar paixões.
Os encontros realizados podem ocorrer em qualquer horário desde que haja disponibilidade do coordenador/responsável e seus membros e a duração mais adequada é de uma hora (ou mais).
Mas como iniciar algum clube em minha escola? Oras, comece com você! Primeiro passo: pense em alguma paixão que você tem, por exemplo: astronomia. Segundo passo: escolha uma hora em um dia da semana para os encontros, por exemplo, todas as quartas-feiras das 18:00 Hs as 19:00 Hs. Terceiro passo: converse se você é professor ou aluno com sua diretora que com absoluta certeza ficará extremamente feliz com sua iniciativa e quarto e último passo: divulgue o clube.
Contudo, se você é um apaixonado por astronomia, mas não sabe quase nada, não se preocupe. Não pense que para você formar um clube de astronomia é necessário conhecer todas as estrelas do céu ou os planetas mais próximos do nosso sistema solar. Lembre-se de que clube não é aula, é compartilhamento de paixões. Não tenha medo, vá em frente e dê o primeiro passo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário