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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Solução em Educação nº. 2 (A Assembléia Escolar)




Você educador já parou para refletir que como cidadãos temos o direito de escolher nossos governantes? Você educador já ponderou que para questões cruciais a nação como a opção entre presidencialismo ou parlamentarismo, a população é consultada através de um referendo? Você já ponderou que toda lei antes de ser implantada seja em qualquer esfera, ela é discutida muitas vezes no legislativo, executivo e não raramente no judiciário para constatar sua viabilidade constitucional? E principalmente, você educador já se revoltou por obedecer a leis estapafúrdias que não fazem sentido algum? Não se perturbe porque você não está só. Os seus alunos também se revoltam como você. Se revoltam porque a eles não é dado o direito de escolherem seus professores, a eles não é dado o direito de optarem por quase nada e a eles não é dado o direito de discutirem quase nenhuma lei escolar. E claro, assim como você, na maioria das vezes não vêem nenhum sentido na obediência de leis escolares que para eles não fazem o menor sentido.
Contudo, uma das formas mais eficazes para acabar com o não cumprimento pelos alunos das normas e deveres da escola seja ela qual for está no pleno exercício da solidariedade. E de acordo com experiências ocorridas nas melhores escolas do mundo a melhor maneira de exercitar a solidariedade é através da formação de uma assembléia escolar.
Mas o que seria uma assembléia escolar? A assembléia escolar nada mais é do que um momento no qual se preparam os alunos para a cidadania no exercício dela.
Ela é formada por todos os alunos, professores e funcionários, possuindo um regimento interno, ata e mesa diretora escolhida no início de cada ano letivo.
A assembléia escolar se reúne pelo menos uma vez por mês (o ideal é toda semana) em reuniões nas quais são discutidos por todos os presentes, assuntos escolhidos previamente pela mesa diretora referentes ao bom funcionamento da escola.
Mas na prática como faço para criar uma assembléia escolar na minha escola? Antes de qualquer coisa, é preciso refletir sobre dois pontos.
Primeiro ponto: se você educador ou gestor for esperar que essa iniciativa venha dos alunos espere sentado, ou melhor, deitado. A assembléia escolar é uma semente que deve ser plantada pelos educadores e cultivada pelos alunos.
Segundo ponto: se você educador ou gestor não ajudar no manuseio das ferramentas necessárias para o bom cultivo dessa semente por pensar que essa mesma semente não dará frutos nem pense em planta-lá. A assembléia escolar deve ser dirigida pelos alunos, mas orientada pelos educadores.
Refletidos sobre esses dois pontos vamos à prática. A primeira etapa a se fazer é escolher a mesa diretora no início do ano letivo através de eleições colegiais. As escolas que possuem um grêmio estudantil, a mesa diretora pode ser formada pelos membros dessa agremiação escolhidos pelos alunos.
A segunda etapa é elaborar um regimento interno da assembléia constando os horários das reuniões, a duração, a escolha dos membros, as votações e tudo concernente ao correto funcionamento dessa mesma.
Mas qual seria o melhor dia para as reuniões? Se as reuniões forem mensais, dê preferência para a primeira semana de cada mês. No primeiro mês a assembléia pode ocorrer na segunda-feira, no segundo mês na terça- feira e assim por diante.
Mas qual seria o melhor horário para as assembléias? O melhor horário seria nas duas últimas aulas para quem quisesse participar. É óbvio que no início do ano letivo uma boa parte dos alunos iria embora por terem a oportunidade de saírem mais cedo. Mas e daí? O importante é a oportunidade dos alunos participarem efetivamente nas discussões das melhorias da escola. Portanto, cabe aos educadores somente duas coisas: plantar a semente e ajudar a cultivá-la, ou seja, cuidar para que esses momentos aconteçam e que se possível todos os alunos participem. 

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