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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Solução em Educação nº. 1 (A Sala Ambiente)




Uma das coisas mais curiosas que vejo na educação é a perspicácia de vários gestores, educadores ou professores em apontar problemas enfrentados por suas escolas ou sistemas de ensino sejam eles particulares, municipais, estaduais ou federais.
Péssimo desempenho escolar, celulares em sala de aula, salas superlotadas, violência escolar, indisciplina, salas que parecem habitadas por uma vara de porcos de tanta sujeira existente, a falta da presença familiar na educação escolar, o desinteresse estudantil, blá, blá, blá e mais blá, blá, blá.... e ponto.
Cansado, ou melhor, exausto de tantos blás, blás, blás, escreverei uma série de textos relatando o que muitos não o fazem: as soluções. Ahh? Existem soluções em educação? Sério? Onde elas estão? 
Em primeiro lugar não pedirei desculpas por minha arrogância em apontar soluções para os vários problemas educacionais existentes porque simplesmente a maioria delas não são minhas e pior: grande parte delas existem a centenas de anos.
Em segundo lugar, colocar muitas soluções que serão apontadas ao longo desses textos em prática não requer malabarismos exorbitantes, mas duas coisas: vontade e coragem.
E por último, muitas soluções apontadas não correspondem ao que penso verdadeiramente sobre educação, mas serão escritas com o objetivo primordial de sua aplicabilidade segundo normas básicas do pífio sistema educacional brasileiro.
Então, aqui vamos nós. Para as escolas que sofrem com problemas de lixo acumulado em salas de aula, alunos que transitam sem parar nos intervalos regulares das aulas, carteiras estragadas com certa freqüência, rabiscos em paredes e portas de lápis, caneta ou o que sua imaginação mandar eis a solução: a sala ambiente.
A sala ambiente nada mais é do que uma ou mais salas específicas para cada uma das disciplinas existentes nas escolas, por exemplo: uma sala para História, Geografia, Matemática, entre outras disciplinas.
A responsabilidade da manutenção, decoração, aconchego, beleza da sala ficaria a cargo dos professores da disciplina específica, o que seria uma tarefa deliciosíssima.
Mas como isso ajuda na solução dos problemas enumerados acima? Para isso, basta entendermos o conceito geográfico básico de lugar ou pertencimento. Quando você professor vai até a sala do aluno por mais que se esforce ele dificilmente entende que a sala é sua - ou está sob sua responsabilidade - mas sim dele. Oras, na porta da sala não está escrito o seu nome, mais a série deles. Você é o forasteiro no mundo deles. Agora, quando se organiza uma escola com salas ambientes o forasteiro é o aluno e não o professor. A placa em cima da porta vai esclarecer que a sala é de Português e não do 7º. Ano B.
Mas como organizar a escola dessa maneira? Uma das possibilidades é seguir como mostra a tabela abaixo:

1º. Aula Dupla de 100 minutos
Intervalo de 10 minutos
2º. Aula Dupla de 100 minutos
Intervalo de 20 minutos (Recreio)
3º. Aula Dupla de 100 minutos

Dessa maneira, os alunos sairiam da sala ambiente três vezes: na primeira vez para se dirigirem a outra sala ambiente (com um intervalo de 10 (dez) minutos para irem beber água ou ao banheiro), na segunda vez para saírem para o recreio de 20 (vinte) minutos e na terceira vez para irem embora. Ou seja, os alunos na prática sairiam somente uma vez para trocarem de sala.
Assim, a escola evitaria vários problemas decorrentes das trocas de professores entre as aulas.
Destarte, essa forma de educação com salas ambientes e divisão de aulas é aplicado há décadas pela maioria das escolas americanas e também italianas, que convenhamos não são os melhores sistemas educacionais do mundo, mas que estão há anos-luzes do sistema educacional brasileiro estão. Para finalizar, aos que gostam de estatísticas: um número espantoso de escolas classificadas como as melhores no SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2011 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo funcionam exatamente no sistema de salas ambientes.
E aí, o que pensam sobre isso? Vamos tentar?

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