Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A herança que não deixarei para meus filhos




Uma das grandes preocupações que a maioria dos pais possui nos dias atuais está em garantir o futuro e a sobrevivência de seus filhos nesse mundo louco e cruel em que vivemos hoje.
Assim, muitos planejam a herança que irão deixar para seus filhos. Uns optam por fazerem um seguro de vida, outros optam por abrir uma caderneta de poupança, outros optam por comprarem um imóvel, enfim, a lista de opções é longa e inesgotável. Para isso, muitos pais vivem uma longa vida exaustiva de trabalho - são pais e mães que trabalham praticamente o dia inteiro, o mês inteiro e o ano inteiro – em prol da garantia de um futuro melhor para seus filhos.
Contudo, muitos pais ao adentrarem em uma vida assídua de trabalho, não estão de maneira nenhuma garantindo um futuro de sucesso para seus filhos, mas garantido um presente de fracassos. O tempo é fundamental na relação entre pais e filhos e uma coisa é absurdamente clara: pais deveriam trabalhar menos não se preocupando em ganhar um salário menor, mas preocupando-se em passar a maior parte do tempo com seus filhos.
Filhos não precisam de pais Steves Jobs, Eikes Batistas ou Sílvios Santos... Filhos precisam de pais como José e Maria.
José era carpinteiro e Maria dona de casa. Não tinham nenhuma vida luxuosa e não ostentavam riqueza alguma, mas deixaram para seu filho a maior de todas as heranças: a sua fé.
Não tenho nenhuma preocupação em deixar nenhuma espécie de herança material para meus filhos. As duas únicas heranças que almejo deixar para eles é a religiosidade cristã fundamentada na palavra de Jesus e uma educação libertadora e transcendental. Não tenho e não pretendo ter uma vida exaustiva de trabalho para garantir o futuro dos meus filhos, prefiro me consumir para garantir-lhes o seu presente. Não delegarei a nenhuma pessoa seja babá, avós ou empregadas domésticas a minha função de pai.
Se o seu filho chama ou está chamando outra pessoa de pai ou mãe é por que ele já se esqueceu de quem você é por sua culpa. Ele já se esqueceu do seu cheiro, do seu sorriso e do seu olhar, pois você passa a maior parte do tempo trabalhando e ele com outra pessoa. O que fazer então? Óbvio. Pare de trabalhar tanto. Para que se preocupar em construir um quarto de brinquedos para seu filho se ele não tem com quem brincar? Para que se preocupar em pagar uma escolinha de futebol para seu filho se ele não tem com quem jogar bola em casa? Para que se preocupar em comprar uma playstation 3 para seu filho se ele não tem com quem jogar videogame em casa?
Pais e mães não precisam se preocupar em doar brinquedos, videogames, computadores para seus filhos. Pais e mães precisam se preocupar em doarem somente uma coisa: a si mesmos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário