Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A melhor escola para seu filho



Muitos pais devem se perguntar qual seria a melhor escola para matricularem os seus filhos. Alguns apontam as escolas particulares, já uma minoria de pais (ou quase nenhum) argumenta sobre as escolas públicas. Uns dizem que são as escolas com material apostilado, já outros dizem que são as escolas com os melhores professores. Enfim, a discussão é longa e emblemática.
Tenho dois filhos, um com dois anos e outro com três anos e sinceramente não me preocupo demasiadamente com essa questão. O motivo? Já descobri há muito tempo a melhor escola para os meus filhos. E não é uma escola qualquer, é a melhor escola do mundo! Nessa escola, não há salas de aula e nem quadro negro. Não existe aula chata e nem matérias para serem decoradas. E o melhor de tudo: essa escola fica em Guaíra e bem pertinho dos meus filhos. Essa escola é a minha casa...
Sempre tentei e tento fazer de minha casa a “primeira e mais importante” escola para os meus filhos e tento ser eu o seu “primeiro e mais importante” professor. A minha casa, o melhor, a minha “casa-escola” tem que ser o local nos quais meus filhos podem ser verdadeiramente aquilo que são. É na minha casa que meus filhos aprenderão as nuances que a vida tem para oferecer. Jamais irei delegar a uma instituição escolar – por melhor que seja – a formação ética, moral, religiosa, cívica de meus filhos.
Assim sendo, sempre digo a diversos pais que me procuram para saber sobre o andamento escolar de seus filhos, duas reflexões. A primeira é que a casa deve ser a melhor escola para os filhos assim como os pais devem ser os seus melhores professores. Uma casa que não educa é como uma escola falida cheira a trapos e mofos. Os pais são mais importantes para os filhos na alfabetização, nos estudos do que seus professores. Filhos com pais ausentes em sua vida escolar são como barcos a deriva no mar a espera de atracarem em algum porto seguro. Para quem o filho vai mostrar seu trabalho tão elogiado por sua professora?  Para quem o filho vai perguntar alguma opinião sobre sua redação escrita? Para quem o filho vai tirar dúvida sobre a árvore genealógica de sua família?
A segunda reflexão é que as palavras convencem, mas os testemunhos arrastam. Seu filho se tornará seu melhor aluno na medida em que seu testemunho de vida o convencer disso. Seu filho aprenderá ética se você for ético, seu filho aprenderá a não roubar, se você não roubar e assim por diante. Do contrário e na maioria das vezes de que adianta para os pais falarem para os filhos lerem se não existe uma revista na casa? De que adianta os pais falarem para os filhos não fumarem com cigarros nas mãos? Isso é hipocrisia. Portanto, seu filho não precisa estudar nas maiores e melhores escolas do Brasil para se tornar “bom” ou “inteligente”, antes disso, seu filho precisa ser educado e respeitado na melhor escola e pelo qual ele passa a maior parte do tempo de sua vida: a sua casa.  

2 comentários:

  1. Cara, esse texto está muito bom! Quem dera uma parte maior dos pais de alunos tivessem essa clareza... certamente tornaria nosso trabalho em classe bem menos "carregado". Mas numa sociedade imediatista e consumista em que vivemos, cada vez mais observo alunos "órfãos" com pai e mãe: ambos não conseguem transmitir os valores mínimos para que a criança possa enxergar algum valor no conhecimento ou respeito pelo mundo e as pessoas que vivem nele. É uma pena, mas não vamos desanimar....

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcelo pelas palavras...A família é e será sempre a célula mater de toda a sociedade...

    ResponderExcluir