Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Vídeos, Textos de Apoio, Resumos e Resenhas da Bibliografia para o Concurso de Professores do Estado de São Paulo (Temporários e Efetivos)


Para ajudar os professores temporários de São Paulo que farão a prova no dia 13 de dezembro para lecionarem no ano que vem e também para aqueles que farão a prova para se tornarem professores efetivos disponibilizarei aqui no blog alguns vídeos, textos de apoio, resumos e resenhas sobre os livros e documentos presentes na bibliografia. Para acessarem as páginas  da Bibliografia basta clicar nos links coloridos que se seguem após as obras. Já para acessarem os Documentos basta clicar nos seus próprios nomes.


Bibliografia para Parte Geral
  1. PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga, 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.( Resenha-1)
  2. OLIVEIRA, Maria Kohl. Vigotsky-Apredizado e Desenvolvimento. Um Processo Sócio-Histórico. 4ªed. Scipione.São Paulo. Vídeos (Partes 12345 e 6
  3. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. (Texto de Apoio-1, Texto de Apoio-2, Resumo-1, Resumo-2Resumo-3, Aula em áudio-1)
  4. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2006. (Resenha-1, Obra Completa-1)
  5. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008. (Obra Completa-1, Resumo-1, Resumo-2, Resenha-1)
  6. CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002. (Resumo-1)
  7. ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação - epistemologia e didática. Piracicaba: Unimep, 2001. (Resumo-1, Resenha-1)
  8. COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006. (Texto de Apoio-1, Texto de Apoio-2)
  9. COLL, César; MARTÍN, Elena e colaboradores. Aprender conteúdos & desenvolver capacidades. Porto Alegre: Artmed, 2004. (Resumo-1Texto de Apoio-2, Texto de Apoio-2, Texto de Apoio-3)
  10. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. (Resenha-1)
  11. DELORS, Jacques e EUFRAZIO, José Carlos. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. (Obra Completa-1)
  12. HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Resenha-1) 
  13. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. (Resumo-1) 
  14. LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível, o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. (Resumo-1
  15. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. (Resumo-1) 
  16. TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo. São Paulo: Ática, 2001. (Texto de Apoio) 
  17. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem - Práticas de Mudança: por uma praxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003. (Resumo-1)
Documentos para Parte Geral
  1. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Fundamental. Disponível em: Mec.
  2. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Médio - Parecer 15/98. Disponível em: Mec.
  3. BRASIL. MEC/INEP. Fundamentos teórico-metodológicos do ENEM. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4005
  4. BRASIL. MEC/INEP. IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Disponível em: Inep.
  5. BRASIL. MEC/INEP. Prova Brasil e o SAEB. Disponível em: Prova Brasil.
  6. BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.Brasília: MEC/SEF,1997. Disponível em: Mec.
  7. BRASIL. MEC/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEGSEMTEC, 2002.  
  8. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: Documento de Apresentação. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: Rede do Saber.


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário