1º. ETAPA – Organizando o Estudo
1º. Anote os horários de estudo
Anote todos os minutos que estudar, por disciplina. Assim: deixe um relógio digital na sua frente (tem que ser digital, porque o tic-tac nos desvia do estudo), e um bloquinho de papel do lado.Se começar a estudar História às 18:03, coloque lá o início. Se for ao banheiro, desconte os minutos e por aí vai. Tudo anotado. No fim do dia passe para um calendário quanto estudou de cada matéria. E o total de estudo do dia. Você assim vai ter controle do seu estudo diário, e não vai se iludir com ele. Você vai ver que ficar em casa por conta do estudo de 8h às 23h não quer dizer que você estudou 15h no dia. Você estudará, num excelente dia, umas 9h no máximo, isso raramente. Essas anotações irão te mostrar o quanto se perde de tempo no telefone, vendo TV, enrolando etc.. Mas essas horas anotadas serão horas reais de estudo, que te trarão mais cobrança com seus horários e um aumento no número de horas estudadas. Você vai notar que pode ficar uma semana inteira “estudando”, aparentemente igual todo dia, e o tempo real de estudo variar de 3 a 9 horas por dia, sem que você tenha notado muita diferença de um dia pro outro. Você só vai perceber e corrigir isso se anotar tudo. Você vai identificar os porquês de um dia não ter rendido tanto, e saberá cortar aquilo que te prejudicou no outro dia. Outra coisa: pare de esperar as horas cheias para estudar. Assim que puder, sente para estudar. Depois que sentar é que você olhará a hora e a anotará no bloquinho. Você ganhará mais horas de estudo se fizer isso. Tenho certeza que muitas pessoas ficando adiando a volta ao estudo, pensando: “às 14h eu volto”. Aí dá 14:10 e o cara, em vez de correr para estudar, pensa: “14:30 eu volto então” etc.. Pare com essa perda de tempo, sente para estudar assim que der e depois olhe para o relógio para marcar seu início. Pare também com essa bobagem de antigamente de que tinha que esperar uma ou duas horas para voltar aos estudos após uma refeição. Isso é pura bobagem. Coma devagar, relaxe, e logo que puder volte com tudo. Não tem essa de enjôo, dor-de cabeça, colapso, convulsão etc.. Isso é do tempo que não podia comer manga com leite. Vai ver que é porque naqueles tempos não havia concurso eheheh. E lembre-se sempre de uma coisa muito importante: o que o passará num concurso é muita HBC, mas muita mesmo (HBC = Horas-Bunda-Cadeira).
2º. Esqueça o Lazer
Não tem segredo. Para entrar em uma faculdade de seus sonhos ou empresa terá que abdicar de suas horas de lazer. Se assistir a um filme, de preferência para documentários que abordem de alguma maneira aquilo que você está estudando (se você quiser um site bom para fazer downloads de documentários clique aqui). Não beba pois obviamente isso atrapalhará o rendimento de seus estudos. Festa, balada nem pensar...
3º. Escolha um local de estudo adequado
Escolha um local o mais silencioso possível, sem música, sem telefone e muito menos computador ligado no MSN. Não estude com o livro deitado em cima da mesa, você vai render muito menos quando as dores vierem. Se sua casa for barulhenta, procure alguma biblioteca. Sente isolado, virado para o canto, para se distrair menos com as pessoas. Deixe um copo d´água ao lado da mesa e vá bebendo. Beba muita água, muita gente fica estudando e se esquece disso.
4º. Use o estudo de ciclos
Se você vai prestar vestibular por exemplo, divida seu estudo, em ciclos de 20 horas, em 4 fases de 5 horas. Coloque nela umas 10 matérias, variando o tempo de cada uma de acordo com meu grau de conhecimento e da importância delas. Divida essas 20 horas nas 4 fases, tentando alternar matéria mais decoreba com de raciocínio. E evite estudar direto mais de 2h30min cada disciplina, porque seu rendimento será bem menor. A idéia é variar bastante as disciplinas. Veja o exemplo a seguir, de um ciclo de estudo que faria se fosse prestar vestibular hoje:
1 Hora | 1 Hora | 1 Hora | 1 Hora | 1 Hora | |
1 º. Fase | Matemática | Matemática | Matemática/ Português | Português | Português |
2 º. Fase | Física | Física | Física/Biologia | Biologia | História |
3 º. Fase | Química | Química | Química/Sociologia | Sociologia | Inglês |
4 º. Fase | Geografia | Filosofia | Matemática | Redação | Física |
PS: Observe que não deixei nenhuma disciplina com mais de 2h30 min de estudo e procurei alternar ao máximo disciplinas exatas, de humanas e de biológicas. Observe também que na terceira hora da 1, 2 e 3º. fases, optei por dividí-la em duas partes de meia hora cada.
5º. Faça Exames (Concursos ou Vestibulares)
Esta é a grande dica: faça exames. Os cursos que mais aprovam são os que treinam seus alunos fazendo exames. Para fazer exames, existem duas maneiras: simulados e exames reais. O ideal é que o candidato faça as duas, ou seja, que treine fazer exames e questões e que se inscreva em concursos para a área que deseja. Para os simulados, recomendo a você resolver questões e provas da disciplina que estudou, como forma de fixar o conteúdo, periodicamente, fazer um concurso simulado, reprisando o tempo real da prova, o uso apenas do material permitido e, claro, utilizando exames de concursos anteriores. Outra dica boa é fazer os simulados filantrópicos cada vez mais comuns nos cursos preparatórios.
6º. Faça Exercícios
Não importa se você estuda lendo, fazendo tabela, resumo, desenho, organograma, o importante é resolver muitos exercícios mesmo. Resolver, e não ficar lendo a pergunta e a resposta certa. Fazendo isso você passa a entender o raciocínio das perguntas, o que a banca costuma avaliar de cada assunto. A formulação muda, mas o conteúdo é semelhante. Além disso, você ainda percebe as suas próprias dúvidas e as corrige.
7º. Saiba quais são as características da instituição que fará o exame
É essencial que você saiba qual é a instituição organizadora do exame, pois cada uma delas pessuem características peculiares na formulação de questões. Saiba quais são elas. Busque, pesquise na internet.
2º. ETAPA – Dia do Exame
1º. Responda sempre o que eles querem saber
Evite vaidades ou "invenções". Muitos querem responder o que preferem, do jeito que preferem. Em vestibulares e concursos temos que atentar para a simplicidade e para o modo de entender dominante e/ou do examinador. Aquela nossa tese e opinião inovadora, devemos guardá-la para a ocasião própria, que certamente não é a do exame.
2º. Seja Humilde
Tenha sempre humildade intelectual. Não queira parecer mais inteligente que o examinador ou criticá-lo. Não se considere infalível, sempre prestando atenção mesmo a questões fáceis ou aparentemente simples.
3º. Teoria do Consumidor
Lembre-se que todo professor, quando aplica uma prova é, na prática, um examinador. A grande maioria dos examinadores aceita que o candidato tenha uma opinião divergente da sua. Há, contudo, alguns mestres e bancas um tanto mais inflexíveis, casos em que será exigido do candidato uma dose de fluidez, docilidade, suavidade e brandura. Junte-se a isso o ensino daqueles que sabem atender ao consumidor: o importante é satisfazer o cliente, o cliente tem sempre razão, o atendimento é tão importante quanto o produto.
4º. Escreva de forma legível
Se o examinador não consegue decifrar sua caligrafia, isso irá prejudicar a quem? Quem tem o maior interesse em ser lido e entendido? Será que todos os examinadores, profissionais ocupados e atarefados, diante de centenas ou de milhares de provas para corrigir, terão tempo e compreensão diante de uma letra ilegível? Na hora do exame faça letra bonita, de preferência redondinha (ou, no mínimo, em caixa alta), a fim de que ela fique legível.
5º. Fique atento as respostas
Lembre-se, em uma prova bem formulada, os números de respostas corretas das alternativas são mais ou menos iguais. Se ao final da prova você tiver muitas alternativas “D” reveja algumas delas.
6º. Faça sempre a parte dissertativa primeiro
Em um exame composto de uma parte objetiva e outra dissertativa (escrita) no mesmo dia, opte por fazer a parte dissertativa primeiro, pois caso o tempo fique apertado, não existe a possibilidade de você ter sua prova anulada por não ter terminado uma redação, por exemplo.
7º. Tome cuidado com certas palavras
Acostume-se a sempre, mesmo em casa, marcar as expressões: “não”, “exceto”, “errada” etc, que aparecerem no enunciado. Na 1ª vez que fazemos a questão ainda estamos antenados nisso, mas se formos tentar resolver a questão depois, nossa tendência é não ler mais o enunciado, e passar por cima disso e marcar uma alternativa que esteja correta, em vez de uma errada. Eu levo caneta marcatexto amarela ou verde para a prova, e uso sempre nesses casos ou quando preciso por outro motivo. Veja alguns exemplos: todo(a)(os)(as), tudo, total, totalmente, completo, completamente, só, somente, pleno, plenamente, incondicional, incondicionalmente, simplesmente, puramente, integral, integralmente, ocasional, ocasionalmente, definitivamente, nenhum(a), ninguém, nunca, perfeitamente, sempre, sem exceções, jamais,
8º. Perceba o tamanho das alternativas
Uma pequena falsidade invalida um item. Para formular um item correto, os examinadores têm que colocar todo o conceito, pois muitas vezes uma pequena omissão acaba por ter a questão anulada por alunos mais atentos. Assim, os itens corretos geralmente são maiores que os errados.Veja o exemplo a seguir:
Segundo Antoni Zabala, os conteúdos de aprendizagem Resposta: Letra E Comentário: Note que o item correto é muito maior que os demais, com uma redação muito diferente. |
9º. Elimine as respostas absurdas
Esta é a técnica mais importante, que deve ser usadas em todas as questões das provas de múltiplas escolhas. Quando é pedido para "selecionar a correta", mude a frase para: "selecionar a mais correta, eliminando as absurdas". Veja o exemplo a seguir:
10º. Fique atento a aspectos que podem invalidar uma alternativa
Em alternativas assim, o item quase todo é correto, mas há a inserção de um pedaço que o invalida (geralmente ao final da frase).
11º. Cuidado com as pegadinhas
Algumas alternativas dizem uma verdade, mas que não pode ser associada ao texto, como é pedido. Outras vezes é uma mentira tida por uma verdade por muitos, mas que é desmentida pelo texto. O lugar preferido é a letra "A", mas pode vir em outras alternativas. Veja o exemplo a seguir:
Exemplo: Questão 29 (Enem 2007) |
12º. Elementos repetidos
A tendência é que no rol de respostas, um elemento correto esteja repetido várias vezes. A intenção do examinador é não facilitar a vida do candidato. Não fosse assim, bastaria identificar o tal elemento correto e pronto, mataríamos a questão. Veja o exemplo a seguir:
Exemplo: |
13º. A Letra A
Como é a primeira opção, o examinador tende a colocar a resposta certa em outras alternativas, para não apresentá-la logo de cara. Na letra “A” banca gosta de colocar as respostas “cascas de banana”. Então, quando não souber a resposta e for chutar, e as técnicas mais confiáveis não funcionarem, você pode evitar a letra “A”.
Olá professor adorei suas dicas,vou prestar uma série de vestibulares,teria como você indicar alguns livros ou um roteiro de história para que possa estudar?
ResponderExcluirAgradeço desde já!
Olá Anônimo tudo bem?
ResponderExcluirUma boa pedida para atualidades é utilizar um caderno que a Editora Abril lança chamada "Guia do Estudante",conhece?
Para vestibulares, vamos aos tempos históricos:
Pré-História: Dificilmente cai alguma questão. Mas se for estudar se atente ao período Neolítico principalmente a Revolução Neolítica.
Idade Antiga: Estude as clássicas civilizações de Roma,Grécia e um pouco de Egito.
Idade Média: Estude principalmente Feudalismo e Renascimento Cultural e Artístico.
Idade Moderna: Aí o bicho pega. Existem vários temas em Geral e Brasil. Em Brasil preste atenção em D.Pedro II em geral nas revoluções do século XVIII.
Idade Contemporânea: Sempre cai questões relacionadas as guerras e preste atenção a Getúlio Vargas e o governo de Jk.
Mais importante na escolha do material - pode ser a internet mesmo - o essencial é saber o que vai estudar, certo?
Um abraço e bons livros...
Tudo ótimo,agradeço a sua ajuda! Já irei começar a estudar os períodos da história.=)
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