Não gosto de novelas. Não é de hoje que penso que essa "cultura novelista brasileira" só trás prejuízos ao nosso povo, permitindo uma total passividade intelectual do telespectador perante os acontecimentos que vão sendo narrados durante seis, sete, oito meses..
As influências que essa cultura transmite também não são das melhores, já que tudo é permitido transformando à liberdade de todos em libertinagem de poucos, no qual os interesses pessoais passam a valer mais do que os interesses coletivos: "Viva a vida, aproveite o dia, pois você tem o direito de ser feliz". Essa na verdade é a principal tônica de toda novela seja qual for ela. Se está casado e está sofrendo, separe e arranje uma Taís Araújo. O interessante é que essa cultura adentrou o universo masculino, ou seja, antigamente grande parte das pessoas que assistiam novelas eram mulheres e essa diferença hoje não é tão grande assim.
É nítido que toda novela baseia-se em conflitos conjugais na qual a instituição familiar vem sofrendo constantes ataques sendo considerada uma "instituição ultrapassada". Existem pesquisas sérias no Brasil, que apontam que somente um casamento em dez atualmente dura mais do que vinte anos. Com certeza, a novela tem sua parcela de contribuição nesses dados.
Nos Estados Unidos a maioria das emissoras televisivas produzem seriados. Seriados como "Lost", "CSI", "House" entre tantos outros. E aí a diferença entre nossa cultura televisiva e a deles é enorme. Quem acompanha o seriado "Lost" por exemplo, aprende um pouco de Filosofia, Física, História, enfim, um seriado como este não permite com que o telespectador fique passivo durante a sua exibição. Para comprovar isso, basta observarem a infinidade de sites, blogs que se dedicam a desvendar o mistério que circunda todo o seriado.
Já no seriado "House" aprendemos um pouco de Medicina, Biologia e ficamos intrigados com todos aqueles diagnósticos dados pelo personagem principal da série. Para se ter uma idéia, existem livros que discutem os diagnósticos médicos abordados no seriado.
E a novela o que ela nos ensina? Não me lembro de nenhuma novela que tenha ensinado ou instigado conhecimentos como estes. O que sei é que as novelas despertam a curiosidade para ver "quem está traindo quem" ou o "fulano já descobriu que o beltrano é filho dele?".
Espero de maneira utópica o fim dessa cultura novelista brasileira, para que nossas gerações futuras não pensem que à felicidade deva ser alcançada a qualquer custo ou a qualquer preço. Prefiro que nossas gerações futuras vislumbrem a magia de descobrirem a verdade sobre Jacob...
Nenhum comentário:
Postar um comentário